quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PUXÕES DE CABELOS E CARETAS NA FACE!

"Desperta em nós o interesse de querer mudar algo, e transformar o mundo pelo nosso entendimento".

PUXÕES DE CABELOS E CARETAS NA FACE!

A Bíblia sempre foi cheia de histórias empolgantes, interessantes e diferentes. Nela vemos um pequeno jovem vencer um gigante, um homem cabeludo que era muito forte, um profeta que fez fogo descer do céu, dentre outros. Nossa empolgante reflexão, não podia ser diferente. Nela, Falaremos de um grande desafio, uma atitude corajosa e confiança em Deus. 

Abrindo caminho para uma das passagens mais loucas de um apóstolo missionário de grande visão. Paulo, uma voz profética de Esperança. 

 Atos 27 é o texto de nossa reflexão. 

De posse de sua Bíblia leia essa passagem, com calma.

Para resumir, o texto fala de: um barco, muitas pessoas, uma tempestade feroz, o risco iminente de morte, um apóstolo, uma atitude, uma liderança e uma voz profética de esperança. Ufa!! (Paradinha para respirar). 

Continuando, estes homens afligidos por uma grande tempestade lutavam incansavelmente pela sua própria sobrevivência. Até que desistem de tudo, lançando ao mar as suas esperanças de sobreviver.

Exatamente em Atos 27 v 19, entendemos que o texto retrata, não mais uma tripulação segura e dominadora das técnicas de navegação, o texto menciona que eles lançaram suas esperanças ao mar, retratando a todos como homens DESESPERADOS. 

A palavra desespero aponta para: angústia, desesperança, raiva, tristeza, loucura, inquietação, depressão. Dentre outras coisas.

“A saúde física, espiritual e emocional adverte estes sentimentos podem trazer danos a sua vida. Se os sintomas persistirem procure o crente mais próximo de você. Se o crente não for um daqueles, muito crente, corre dele”.

Para entender melhor. Uma definição para pessoa desesperada seria: Imagine um jardim, e dentre todas as flores você tem uma rosa predileta, que também é a mais bonita, a mais cheirosa, a mais delicada, todos a amam, reverenciam por seu perfume, ela é sua preferida, quando de repente, você olha e ela está simplesmente morrendo e você não tenta de várias maneiras erradas salvá-la e quando se dá conta tudo que você fez, é exatamente tudo o que você não devia ter feito.

Em outras palavras. Desespero é a mesma coisa que cegar-se de uma solução. É ser vencido pela grandiosa e desesperada visão de um beco sem saída. 

 “O desespero equivale a união de todos os problemas que você tem enfrentado a nível físico, emocional e espiritual”. 

Todas as pessoas desesperadas enfrentam uma dificuldade extrema em concentrar-se em uma solução, pois todo seu pensamento está voltado para o problema em si, e não na possibilidade de uma vitória. 

Vamos ao nosso exemplo. Se uma pessoa está apaixonada e perde um relacionamento com a pessoa amada. Primeiro na mente dela, imaginasse qualquer defeito físico, uma anomalia física, a pessoa acaba não se achando atraente, não se acha bonita. Em nível físico, ela está detonada tornando-se vulnerável ao espírito de inferioridade. Depois, ela passa a ferir seus próprios sentimentos, entrando em um beco sem saída chamado de: definhamento emocional. Depois, simplesmente joga toda a culpa em Deus, afinal assumir os erros e recomeçar não faz parte do plano. 

Acabando com sua espiritualidade ao deteriorar a sua fé. Toda pessoa desesperada pede ajuda. O problema é tornar-se uma pessoa desesperada e entregar-se a qualquer luz de salvação para seus problemas ou carência. E é nesse momento de grande devastação vital que procuramos uma rota de fuga.

 #O QUE TEM SIDO A SUA FUGA JOVEM? QUAL TEM SIDO A SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AOS SEUS PROBLEMAS?

 Drogas, Prostituição, Rebeldia, Corrupção, Fama ou simplesmente o que acontecer com você é lucro?

O suicídio, só pra que você possa entender.

Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, é a décima causa de morte no mundo. Uma das principais causas de morte entre adolescentes e adultos com menos de 35 anos de idade. O comportamento suicida está associado com a impossibilidade do indivíduo de identificar alternativas viáveis para a solução de seus conflitos, optando pela morte como resposta de fuga da situação estressante.

 “A marca mais profunda do desespero acontece quando a pessoa não desiste de lutar simplesmente. Mas, quando o fruto da desistência é a própria vida”. 

Outras rotas de fuga muito comum são: as drogas, bebidas e outros.

Quantos têm entregado toda sua vida a essas rotas de fuga por causa de uma necessidade, um buraco interior do tamanho exato de Deus. O comportamento alcoólatra tem si tornado muito comum em nossa geração, os próprios pais influenciam filhos cada vez mais jovens nos vícios. Todos adotando uma postura rebelde, cada uma fazendo o que quer. 

 “Todo vício é viciado em destruir vidas” 

“Afastar-se de Deus é como cavar em um buraco e cair dentro de um abismo. É como montar um quebra cabeça gigante e não encontrar a peça que finaliza a imagem. Sendo a face principal a falta de fé”. 

Em Hebreus 11v1 – “Fé é definida como firme fundamento das coisas que não se esperam, e a prova das coisas que não se vem”.

E quantos de nós temos nos esquecido que para vencer as barreiras em tempos difíceis precisamos ter Fé. 

Para vencer qualquer raiz de desespero e tomar as rédeas da nossa vida é necessário acender em nós. A Fé.

 “Estimular a fé em situações de pleno desespero é o caminho mais forte para encontrar a solução de problemas”.

 Atos 27v22 # PAULO - UMA VOZ DE ESPERANÇA AOS DESESPERADOS.

Paulo se levanta em meio a todos e começa a trazer paz aos homens com palavras de Fé. Todos que estavam ali, segundo a fé deles não tiveram a coragem que Paulo teve. Paulo sabia que Jesus tinha vencido uma tempestade, sabia também que esta mesma autoridade repousava sobre aqueles que temiam a Deus, por isso não tremeu na base, chamou pra si a responsabilidade de dar àqueles homens a esperança de sobreviverem. 

 Salmista Davi em Salmos 3v2 e 3 diz o seguinte sobre sua situação. “Muitos dizem da minha alma: Não há salvação para ele em Deus. Mas tu, Senhor, És um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta minha cabeça”. 

 Em Salmos 9v9: “O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia”. 

 DEUS É O SEU ALTO REFÚGIO CREIA NISSO!! 

Deus levantou Paulo como uma voz profética de esperança. Alcançando o impossível pela fé. E assim Ele quer fazer com você. Em meio aos puxões de cabelos e caretas nas faces dos desesperados Deus quer fazer de você, uma voz profética de esperança. Para trazer luz aos que estão em trevas, para trazer liberdade aos que estão presos e acordar aqueles que dormem. 

 “Chega de andar na rota de fuga para perdição e aprenda a andar no GPS da Bíblia”.