segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Não se renda mesmo diante da fornalha

Referencia Bíblica: Daniel 3

A Bíblia fala que o rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro. Mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que ele tinha levantado. Reunindo-os, em pé estavam, diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado.
O rei representa o nosso inimigo, a estátua, representa o mundo e os 3 jovens, a Igreja.
No momento em que todos se reunem, o arauto apregoava em alta voz: "Ordena-se a vós, ó povos, nações e línguas: Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado.E qualquer que não se prostrar e não a adorar, será na mesma hora lançado dentro da fornalha de fogo ardente".
Daniel 3:4-6

No momento em que essa ordem é dada, o Rei assume um papel de defensor-mor de seu decreto e propaga uma ordem de oprimir aqueles que não se renderem, como ele havia ordenado.

Em Daniel 3:12

Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.

O rei toma conhecimento que 3 jovens não haviam obedecidos ao decreto do Rei. Mesmo com o risco de serem jogados e mortos na fornalha.
A decisão desses jovens podem ser analizadas nos seguintes modos.

Decisão 1 - Não se render a um decreto de opressão! Daniel 3:12

Estar de pé é não se curvar. Render-se a um decreto de opressão é desacreditar nas suas forças. Se existe convicção de algo bom, devemos defender isso até a morte.

Decisão 2 - Não se render a persuasão do mundo! Daniel 3:13-15

Então Nabucodonosor, com ira e furor, mandou trazer a Sadraque, Mesaque e Abednego. E trouxeram a estes homens perante o rei.

Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?

Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?

O Rei oferece a eles uma chance de sobreviverem. Tentando persuadí-los a se renderem. Render-se à persuasão, é corromper seu próprios preincípios. Seja livre para escolher o melhor para vc. Seja livre!

Decisão 3 - Não se render ao desespero. Daniel 3:16-18

Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.

Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.

E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.

O desespero em situações como essa pode levar qualquer um a morte. Mas, a Esperança, nos deixa convictos de nossa vitória. Esses 3 jovens, não se renderam ao desespero, o mesmo podia deixá-los enfraquecidos no momento que eles tinham que ser fortes.

Todos os dias somos afrontados em algo. Seja na escola, no trabalho, nos nossos lares. De todas as coisas que entendemos, a melhor, é deixar Deus nos guiar por lugares desconhecidos. Entregár-se a Deus é tomar decisões sábias e vitoriosas. Estes jovens enfrentaram ao Rei por que sabiam que Deus estaria com eles em todos os momentos. Deus está com você, Ele não abandona quem crê nele, nem aqueles que o amam.

Deus abençoe sempre vocês.

Palavra da Célula - 25/02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário